Tratamento de Distúrbios do sono
A consulta de prevenção e tratamento de distúrbios do sono é essencial para identificar as causas dos sintomas e indicar o tratamento adequado. Distúrbios como a apneia do sono podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares (como a hipertensão arterial, o infarto cardíaco e o AVC), além de doenças degenerativas como as demências e comprometer a qualidade de vida. O uso crônico de medicações “tarja-preta” pode levar a vício, prejudicando a memória e aumentando o risco de quedas e fraturas. O tratamento pode envolver medidas comportamentais, como mudanças na rotina do sono, e o uso de dispositivos de pressão positiva nas vias respiratórias (CPAP) ou placas ortodônticas noturnas. A terapia cognitivo-comportamental pode ser de extrema ajuda. Por isso, consultas regulares com um especialista são importantes para prevenir e tratar distúrbios do sono.

O que são os distúrbios do sono e como tratar?
Um sono reparador é essencial para saúde física e mental. Um adulto deve dormir, ao menos, 7 horas por noite. Os distúrbios de sono prejudicam muito a produtividade, atenção, humor e aumentam o risco de doenças cardiovasculares com hipertensão arterial, infarto cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), além de doenças degenerativas como a doença de Alzheimer e outras demências.
A insônia, a apneia obstrutiva do sono, a síndrome das pernas inquietas, o transtorno comportamental do sono REM, a síndrome do sono insuficiente e o terror noturno são algumas das condições relacionadas ao sono não-reparador. O diagnóstico pode necessitar de exames complementares como a polissonografia que, aliada a história clínica e um bom exame físico, podem definir o melhor diagnóstico e tratamento.


O Instituto Envelhecer com Saúde é uma referência em atendimento integral e multidisciplinar para a pessoa idosa e para quem busca um envelhecimento saudável e bem-sucedido. Com uma equipe composta por especialistas em geriatria, neurologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outras áreas da saúde, nosso instituto oferece um cuidado coordenado e personalizado, sempre focado nas necessidades individuais de cada paciente. Acreditamos que o envelhecimento é uma fase que pode ser vivida com qualidade, dignidade e autonomia. Por isso, nosso compromisso é promover o bem-estar físico, emocional e social dos nossos pacientes, utilizando as mais modernas abordagens e tecnologias para garantir uma vida longa e plena. No Instituto Envelhecer com Saúde, oferecemos um bem-estar que transcende o tempo.

Nossos Fundadores
Conheça os especialistas que estão por trás do nosso Instituto

Dr. Daniel Gomes
Geriatra
O Dr. Daniel Gomes é um renomado geriatra, Professor de Geriatria na UFPE e Mestre em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Preceptor da Residência Médica em Geriatria e Clínica Médica no Hospital das Clínicas-UFPE, ele possui título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Com pós-graduação em Geriatria pela PUC-RS e treinamento em Geriatria e Cuidados Paliativos pelo Mount Sinai Hospital em Nova Iorque, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Dr. Eduardo Melo
Neurologista
O Dr. Eduardo Melo é um neurologista especializado no atendimento a idosos, com uma trajetória acadêmica e profissional de destaque. Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, com foco em AVC Isquêmico e Doença de Chagas, ele possui mestrado e diversas especializações em Neurologia, Clínica Médica e Emergências Neurológicas. Atuando em instituições renomadas como USP e Columbia University, Dr. Eduardo é um especialista premium em neurologia geriátrica, dedicando-se à saúde e bem-estar dos idosos com excelência e cuidado.

Dr. Igor Bruscky
Neurologista
Dr. Igor Bruscky é neurologista com graduação, mestrado e doutorado pela UPE. Com residências em Clínica Médica (HBL-PE) e Neurologia (HR-PE), possui treinamentos em Doppler Transcraniano, Toxina Botulínica e Estimulação Magnética Transcraniana. Professor de Neurologia na UNINASSAU e fundador dos programas PRODIC-PE e PRODIM-PE, já atuou como coordenador de Neurologia na UnIR. Com mais de 50 trabalhos apresentados, é membro de diversas sociedades médicas nacionais e internacionais.
